Durante uma aventura cabe ao Mestre controlar o tempo e o movimento.
Tempo
Quando os aventureiros se movem por uma masmorra o tempo é calculado por Turnos, enquanto quando os personagens viajam por regiões selvagens o tempo é medido em dias e durante os combates o tempo é medido em Rodadas.
Esses valores são ficcionais e passam muito mais rápido que o tempo real.
O Mestre também descreve os locais e as direções por quais os personagens se movimentam, mas cabe aos jogadores manter o controle de onde os seus personagens se encontram, quais caminhos eles já percorreram e o que encontraram por lá.
Todos os aventureiros possuem três valores que medem os seus movimentos em: encontro, exploração ou viagem.
Movimento em Grupo
Todo aventureiro movimenta-se de acordo com sua taxa de deslocamento.
Porém grupos de aventureiros são limitados por seu membro mais lento,uma vez que nenhum homem é deixado para trás.
Recursos
Itens como rações, água e luz (lanternas ou tochas) são consumidos com o passar do tempo, assim como se esvaem os efeitos mágicos.
Distância
Para controlar as distâncias são usadas as medidas imperiais para maior compatibilidade com os principais módulos já lançados. Entre colchetes constam os valores convertidos para o sistema métrico.
Peso
Existem dois sistemas de peso, que visam fornecer parâmetros para lidar com essa importante dimensão do jogo que é o gerenciamento de recursos.
Sobrecarga Simplificada
Nessa abordagem abstrai-se o peso da armadura, das armas e dos equipamentos, a partir de atribuição de uma taxa de movimentação fixa calculada a partir da armadura carregada. Uma segunda variável a ser considerada é se o personagem está ou não carregando tesouro (a quantidade de tesouro significativa a ponto de implicar uma mudança da taxa de movimentação deve ser estipulada pelo mestre em cada caso concreto).
A tabela abaixo estipula as taxas de movimentação para o sistema de Sobrecarga Simplificado:
Sobrecarga | ||
Sem Armadura | ||
Armadura Leve ou Média | ||
Armadura Pesada | ||
*Cabe ao mestre definir a quantidade de tesouro que um personagem pode carregar. |
Sobrecarga Detalhada
Dentro dessa abordagem equipamentos como armaduras e armas que o personagem carrega devem ser contabilizados e seu valor total de carga refletirá na sua capacidade de movimento.
- Armas e armaduras: contabilizados em moedas.
- Equipamentos gerais: abstrai-se o seu peso no valor de 80 moedas. Cabe ao mestre, porém, indicar um peso adicional quando considerar que o personagem está carregando uma quantidade de equipamentos para além da razoabilidade. Deve ser avaliado como o aventureiro está carregando o equipamento e se aquilo faz sentido real e se é viável de ser feito dentro da ficção proposta.
- Tesouros: contabilizados em moedas.
Calcula-se então o movimento à partir da tabela abaixo:
Ritmo (h/6 mile hex) | Chance de encontro | Montaria | ||||