Veículos:
Meio de transporte de aventureiros,criaturas ou carga os veículos compartilham as seguintes características:
Classe de Armadura (CA)
Capacidade de evitar dano.
Pontos de Casco (PC)
Representam a integridade estrutural do veículo e sua capacidade de movimento mesmo danificado.
Equivalente aos pontos de vida.
O veículo é destruído quando esses chegam a zero.
Deslocamento
Os veículos apresentam taxas de movimento de exploração, encontro e viagem.
Capacidade de Carga
Limite de peso medido em moedas que um veículo pode transportar.
Requerimentos
Pessoas ou animais são necessários como força motora dos veículos, alguns veículos podem ter sua movimentação e/ou sua carga otimizada caso animais/pessoas além do mínimo contribuam.
Passageiros
Um espaço destinado a acomodação de passageiros, além dos necessários para o funcionamento do veículo estará especificada em sua descrição.
Navegabilidade
Embarcações são divididas de acordo com seu comportamento em relação as condições de vento e forma de manobra.
- Embarcações marítimas: alto mar, longe das águas costeiras.
- Embarcações fluviais: rios, lagos e também embarcações de águas costeiras.
Dano em Veículos
- Ataques normais: veículos terrestres são sujeitos a ataques comuns, e apenas algumas embarcações, devidamente especificadas.
- Ataques mágicos: ataques mágicos infligem um ponto de dano no casco, para cada cinco pontos de dano.
- Monstros gigantes: infligem um ponto de dano no casco, para cada cinco pontos de dano.
- Armas acompladas: infligem dano no casco normalmente.
Dano no Casco
Veículos avariados tem sua função prejudicada.
Redução na taxa de movimento: a partir de 50% a velocidade do veículo é reduzida pela metade.
Destruição
Se um veículo for reduzido a 0 pontos de casco:
- Aquático: afundará em 1d10 rodadas.
- Terrestre: na rodada seguinte perde sua função.
- Armas acopladas: perdem função imediatamente.
Reparos
- Profissional: O veículo pode ser reparado por técnicos experientes trabalhando em uma oficina ou doca adequada.
- Em campo: até metade do dano sofrido pode ser reparado por seus operadores.
- Tempo: cinco tripulantes por turno para reparar um ponto de casco, ou uma pessoa por turno para um veículo terrestre.
Embarque
Com os veículos Atracados (adjacentes):
Embarque amigável: ocorre sem chances de falha.
Embarque forçado: chance de 2 em 6 de uma manobra bem sucedida que coloque o veículo em posição de embarque, com o uso de ganchos os veículos podem ser acoplados.
Aventureiros embarcando: embarcar em outro veículo demanda atenção, uma penalidade de -2 nas jogadas de ataque e na CA por uma rodada deve ser aplicada.
Transporte Terrestre
*tração dobrada = o dobro de animais de tração aumenta a carga máxima |
Montarias
Camelo
Animal irritadiço adaptado a vida e ao transporte de carga em clima desértico.
CA 7 [12], DV 2 (PV 9), Atq 1 × mordida (1), 1 × cascos (1d4), TAC0 18 [+1], MV 150′ (50 ‘), SV M12 V13 P14 S15 F16 (1), ML 7, AL Neutro, XP 20, NA 0 (2d4), TT Nenhum
- Mal-humorado: morde ou chuta criaturas no caminho, incluindo seus donos.
- Hidratação: pode sobreviver até 2 semandas sem água.
- Viajante do deserto: velocidade normal em terrenos acidentados e desertos.
Cavalo de Guerra
Adestrados para trava batalhas são corajosos porém não estão acostumados a viagens de longas.
CA 7 [12], DV 3 (PV 13), Atq 2 × coice (1d6), TAC0 17 [+2], MV 120’ (40’), SV M12 V13 P14 S15 F16 (2), ML 9, AL Neutral, XP 35, NA 0 (0), TT Nenhum
- Carga: requer uma corrida de pelo menos 20 m, a lança infiglige dano dobrado e durante a cara o cavalo não ataca.
- Corpo a corpo: cavaleiro e o cavalo podem atacar.
Cavalo de Montaria
Cavalos de constituição leve aptos a corrida em altas velocidades e viagens longas. Podem sobreviver exclusivamente de pasto.
CA7 [12], DV 2 (PV9), Atq 2 × coice (1d4), TAC0 18 [+1], MV 240’ (80’), SV M12 V13 P14 S15 F16 (1), ML 7, AL Neutro, XP 20, NA 0 (0), TT Nenhum
Cavalo de Tração
Adestrados para suportar trabalhos extenuantes como animais de carga ou tração veículos e arados.
CA 7 [12], DV 3 (PV13), Atq nenhum, TAC0 20 [-1], MV 90’ (30’), SV M12 V13 P14 S15 F16 (2), ML 6, AL Neutro, XP 35, NA 0 (0), TT Nenhum
- Não combatente: Foge quando atacado.
Jegue
Animais de carga teimosos, são um híbrido de equinos e asininos.
CA 7 [12], DV 2 (PV9), Atq 1 × coice (1d4) ou 1 × mordida (1d3), TAC0 18 [+1], MV 120’ (40’), SV M14 V15 P16 S17 F18 (HN), ML 8, AL Neutro, XP 20, NA 1d8 (2d6), TT Nenhum
- Defensivo: ataca se ameaçado, mas não por comando.
- Pés Seguros: caminha com segurança por terreno acidentado, como masmorras.
Mula
Animais de carga que suportam grandes trabalhos inclusive puxar veículos e andar por terrenos irregulares.
CA 7 [12], DV 2 (PV9), Atq nenhum, TAC0 20 [-1], MV 90’ (30’), SV M14 V15 P16 S17 F18 (HN), ML 8, AL Neutro, XP 20, NA 1d6 (3d4), TT Nenhum
- Não combatente: Foge quando atacado.
- Pés Seguros: Caminha com segurança por terreno acidentado, como masmorras.
- Besta de Carga: Não piora seu deslocamento na sobrecarga.
Pônei
Um pequenino cavalo, de crinas densas e temperamento dócil.
CA 7[12], DV 2 (PV9), Atq 1 × mordida (1d3), TAC0 18 [+1], MV 120’ (40’),SV M12 V13 P14 S15 F16 (2), ML 6, AL Neutro, XP 20, NA 0 (0), TT Nenhum
Rédeas e Arreio
Item | Custo (po) |
Barda | |
Sela e arreio | |
Alforge | |
Ração Animal/Dia | |
Custo de Estábulo/Dia |
- Barda: armadura de couro e placas de metal. CA 5 [14] peso: 600 moedas.
- Alforjes: carrega até 300 moedas em peso.
Veículos Terrestres
Carro de mão
Veículo de 1 roda, que deve ser equilibrada para poder ser deslocada e transportar cargas de maneira mais rápida.
CA 9 [10] PC 1.
Carroça
Veículo de transporte de duas rodas com um banco para duas pessoas, sendo um desses o condutor, e espaço para transportar mais passageiros ou cargas, uma versão com quatro rodas pode ser encontrada com ajustes na capacidade de carga e preço.
CA 9 [10] PC 1d4.
Carruagem
Veículos cobertos, de quatro rodas, que apresentam espaço para condutor e mais um do lado de fora da cobertura e uma cabine coberta aonde passageiros e cargas podem ser transportados.
CA 9 (10) PC 2d4.
Embarcações
Embarcação | Carga Máxima (moedas) | Uso | Comprimento | Largura | Altura | Preço (po) |
Bote | 15,000 | Todas | 1,000 | |||
Dracar | 40,000 | Todas | 15,000 | |||
Veleiro (grande) | 300,000 | Costa e Mar | 20,000 | |||
Veleiro (pequeno) | 100,000 | Costa e Mar | 5,000 | |||
Carraca(grande) | 300,000 | Costa e Mar | 26,600 | |||
Carraca(pequeno) | 100,000 | Costa e Mar | 6,600 | |||
Nau de guerra (grande) | 300,000 | Costa e Mar | 26,600 | |||
Nau de guerra (pequeno) | 100,000 | Costa e Mar | 6,600 | |||
Trasporte de tropas | 600,000 | Mar | 150'-200' | 30'-50' | 12'-15' | 40,000 |
Bote: Um pequeno barco a remo e um mastro dobrável para que possa ser guardado com facilidade, pode ser encontrado como barcos de suporte dentro de embarcações maiores. Peso: 5.000 moedas.
Dracar: Um navio estreito propulsionado por remos ou velas, que pode ser usado em rios, águas costeiras, ou mar aberto.
Veleiros: Uma embarcação náutica grande, contendo de um a três mastros.
Carracas: Navios especialmente projetados para o transporte de tropas, montarias e equipamentos de guerra, e cargas para fins comerciais.
Nau de guerra: Veleiros, mas são especialmente projetados para o transporte de mercenários, podem ter acopladas armas para combate.
Embarcações | Preço (po) | Capacidade Máxima (moedas) | Uso | Comprimento | Largura | Altura |
Barco (remo) | 4,000 | 30,000 | Rios e Lagos | 20’–30’ | 10’ | 2’–3’ |
Barco (vela) | 2,000 | 20,000 | Lagos e Costa | 20’–40’ | 10’–15’ | 2’–3’ |
Canoa | 50 | 6,000 | Rios, Pântano | 15’ | 3’ | 1’ |
Galé (grande) | 30,000 | 40,000 | Costa | 120’–150’ | 15’–20’ | 3’ |
Galé (pequeno) | 10,000 | 20,000 | Costa | 60’–100’ | 10’–15’ | 2’–3’ |
Galé (guerra) | 60,000 | 60,000 | Costa | 120’–150’ | 20’–30’ | 4’–6’ |
Jangada (improvisada) | – | 50 por ' quadrado | Rios e Lagos | variável | variável | 0,5’ |
Jangada | 1 po por ' quadrado | 100 por ' quadrado | Rios e Lagos | variável | variável | 0,5’ |
Barco, remo: a movimentação em barcos fluviais é feita por remos ou com varas.
Teto: O custo aumenta em 1.000 po se ela tiver um teto, que pode proteger passageiros ou a carga.
Barco, vela: Um pequeno barco, geralmente utilizado para pescaria.
Canoa: Um pequeno barco feito de couro ou lona sobre um armação de madeira, de construção leve e pequeno tamanho pode ser carregada por duas pessoas.
Peso: 500 moedas.
Galés: Um navio longo, com um único mastro de vela quadrada.
Galé, guerra: Uma embarcação grande, normalmente é a embarcação principal de uma frota. Galés de guerra são sempre equipados com um aríete. Ela possui dois mastros e torres de madeira com 10′ a 20′, erguendo-se de 15′ a 20′ acima da proa e da popa.
Jangada, improvisada: Uma jangada improvisada pode ser construída em 1 dia para cada 10′ quadrados de seção.
– tamanho: podem ter até 30′ x 40′.
Jangada, profissional: Uma jangada profissional tem os lados elevados que podem ser usados como bancos e um leme.
– tamanho: podem ter até 30′ x 40′.