Algumas classes de personagem tem a habilidade de memorizar e conjurar magias.

As magias devem ser memorizadas ao começo do dia.

Após ser conjurada, a magia é apagada da mente do conjurador até que seja memorizada novamente.

Magias Arcanas e Divinas: As magias são fruto de estudos arcanos ou concessões divinas o que dividem os conjuradores em dois grupos principais, conjuradores arcanos e conjuradores divinos.

Lista de magias: O conjurador tem acesso à lista de magia compatível com sua classe.

Magias memorizadas: O nível do personagem determina quantas magias ele pode memorizar por vez.

Magias reversíveis: Algumas magias são reversíveis, podendo ter efeitos opostos (é indicado em cada descrição da magia).

Ao memorizar uma magia o conjurador deve especificar qual forma da magia está memorizando.

Memorização Mágica

Descanso e tempo: Um conjurador pode memorizar novas magias depois de uma noite ininterrupta de sono. Além do descanso é necessária uma hora (de leituras, oração ou meditação) para memorizar todas as magias daquele dia.

Magias não conjuradas: Ao descansar as magias não conjuradas são perdidas e devem ser novamente memorizadas a critério do conjurador.

Magias duplicadas: Um personagem pode memorizar uma mesma magia mais de uma vez, enquanto ele for capaz de memorizar mais de uma mesma magia daquele dado nível.

Conjuração Mágica

Uma ritual deve ser executado a partir da reprodução exata de um conjunto de gestos e palavras místicas.

Apenas uma vez: Ao ser conjurada a magia é apagada da mente do conjurador até que ela seja novamente memorizada (a exceção é o Elfo, que não esquece a magia, mas que precisa realizar uma meditação diária para trazê-la de volta à memória).

Liberdade: O conjurador deve ser capaz de falar e movimentar as suas mãos livremente. Mordaças, amarras e a magias de silêncio são grandes temores dos conjuradores.

Linha de visão: A menos que explicitado na descrição da magia, o alvo de uma magia deve estar visível para o conjurador.

Falha Mágica

Ao ser atacado ou falhar numa salvaguarda na mesma Rodada em que conjura uma magia, o conjurador tem uma chance de 2:6 + modificador de INT de realizar a conjuração. A chance nunca pode ser inferior a 1:6 ou superior a 5:6.
No caso de monstros segue-se a progressão indicada em tabela específica.

Efeitos Mágicos

Selecionando Alvos: Caso não esteja explícito na descrição da magia como os alvos são selecionados as magias que afetam múltiplos alvos, seja por área ou por DVs totais, devem ser arbitradas pelo mestre se eles são selecionados aleatoriamente, pelo conjurador ou de alguma outra forma.

Concentração: Algumas magias especificam que o conjurador deve concentrar-se para manter os efeitos mágicos. O mestre deve arbitrar o que quebra a concentração do conjurador (por exemplo: engajar em combate, ser atingido, conjurar outras magias, se mover, se mover mais do que metade de sua velocidade, etc).

Efeitos Cumulativos: Múltiplas magias , podem influenciar um mesmo alvo ao mesmo tempo, porém efeitos sobre uma mesma habilidade não se acumulam (Por exemplo um mesmo alvo não pode ser alvo de benção duas vezes e acumular seus efeitos). Magias podem sempre ser combinadas com os efeitos de itens mágicos.