Fortalezas e Construções

Fortalezas

Construindo nos Ermos

Os aventureiros podem decidir construir, fortalezas, torres, guildas e quando esse dia chegar devem seguir os seguintes passos:

  1. Permissão: Caso não estejam construindo em terras selvagens ou sob o domínio dos próprios aventureiros, uma autorização pode ser necessária mediante as autoridades locais.
  2. Área protegida: Deve ser assegurado que não existam monstros numa área de 6 milhas (um hexágono em um mapa exploração), portanto lares de criaturas devem ser procurados e limpos.
  3. Projeto: Um projeto deve ser realizado para construção, esse projeto será a base para o calculo dos custos (valores a seguir).
  4. Revisão: O projeto dos aventureiros deve ser revisto pelo mestre que avaliará se o mesmo é factível.
  5. Engenheiros: Engenheiros devem ser contratados na ordem de 1 para cada 100.000 po gastos no projeto(ver Especialistas).
  6. Obra: Com material e terrenos a postos, a construção se inicia. A obra dura 1 dia para cada 500 po gastos.
  7. Colonos e vassalos: Ao construir uma área segura os aventureiros podem iniciar um assentamento, colonos podem ser atraídos a se instalarem, pessoas, aventureiros, conforme o assentamento for crescendo a área segura deve ser expandida e patrulhas precisam assegurá-la.

Construindo em Cidades

Permissão: As autoridades locais devem consentir para que a construção ocorra e é improvável que eles concedam permissão para a construção de castelos ou fortificações dentro de cidades

Custos: Dentro de cidades e centros a abundância de materiais e mão-de-obra reduzem bastante os custos.

Construções de pedra: reduzidas em 60%.

Construções de madeira: reduzidas em 80%.

Domínios

Terras selvagens conquistadas, reclamadas e protegidas pelos aventureiros.

Manutenção dos Domínios

Mercenários podem ser contratados para realizarem patrulhas. Estas patrulhas podem cobrir um raio máximo de 20 milhas num terreno propício a marcha e 1/3 disso em terrenos de difícil mobilidade.

Caso a área sob domínio dos aventureiros seja superior a capacidade de patrulha dos mercenários novas construções como guarnições, quartéis e vilas devem ser posicionadas em dentro deste limite para que novas tropas possam cobrir a área desejada.

Colonos

Para atrair colonos,pagadores de impostos, a segurança da área e uma mínima infraestrutura devem existir, como pequenas estradas mesmo que de terra batida, instalações comerciais, terra cultivável.

Além disso podem ser feitos anúncios sobre o local por meio de trovadores, bardos, panfletos e similares sendo mais eficientes quanto mais ouro for despendido para esse propósito.

Taxas

Impostos podem ser cobrados dos colonos, pode ser esperados 10 po por ano por colono.

Estruturas

Preço estruturas
Tamanho padronizado
Estrutura
Custo (po)
Barbacã
37.000
Bastião
9.000
Construção(pedra)
3.000
Construção(madeira)
1.500
Ponte levadiça
500
Portaria
6.500
Torre de Menagem
75.000
Fosso
400
Túnel subterrâneo
500
Torre(grande)
30.000
Torre(pequena)
16.000
Muro de pedra
5.000

Descrições

Barbacã: ponto extremamente fortificado de passagem nos muros de um castelo ou cidade: duas torres pequenas, uma portaria e uma ponte levadiça.

Bastião: torre semi-circular construída contra a parede de um castelo, 30′ de base, 30′ de altura e paredes de 5′ de espessura.

Construção (pedra): dois andares; escadas e portas de madeira, piso, sótão e telhado. Paredes externas de 120′ (exemplo, 30′ x 30′ se pensarmos numa estrutura quadrada), paredes de pedra com 1-2′ de espessura.

Construção (madeira): dois andares; escadas e portas de madeira, piso, sótão e telhado. Paredes externas de 120′ (exemplo, 40′ x 20′ se pensarmos numa estrutura retangular).

Ponte levadiça: ponte levadiça de madeira de 10′ de comprimento. Pode ser conectada a um portão ou portaria.

Portaria: ponto fortificado de passagem em um muro, de castelo ou cidade, de 30′ x 20′ de base, 20′ de altura, muros com 5′ de espessura, protegido com um sistema de grades que podem ser suspensas.

Torre de menagem: é a última linha de defesa, construção central e fortificada de um castelo 60′ quadrados, 80′ de altura, muros de 10′ de espessura.

Fosso: um fosso escavado em geral com 100′ de comprimento, 20′ de largura, 10′ de profundidade ao redor de muros pode ser preenchido por água, pontes levadiças, balsas e outros mecanismos podem existir para permitir a passagem.

Túnel(chão de pedra): um túnel de pedras, de 10’x10’x10′, muito parecido com os encontrados em masmorras .

Torre(grande): uma torre circular de 40′ de altura 30′ m de base e paredes de pedra com 5′ de espessura, embutida nas paredes de um castelo ou não.

Torre(pequena): uma torre circular de 30′ de altura 20′ m de base e paredes de pedra com 5′ de espessura, embutida nas paredes de um castelo ou não.

Muro(pedra): muro de pedra de 100′ de comprimento, 20′ de altura, 10′ de espessura, apresentam merlões simples e ameias comfortáveis para uma pessoa cada.

Construções Customizadas

Construções em Pedra ou Madeira

Construções podem ser realizadas em medidas diferentes das apresentadas, se mantiverem o mesmo tamanho, em pés quadrados, e não apresentar alguma excentricidade arquitetônica os preços são mantidos, e podem ser aumentados de maneira proporcional.

Bastiões

Bastiões de diferentes dimensões podem ser construídos. Seguem as mesmas regras das torres porém os valores são cortados pela metade, já que são na prática meia torre.

Muros (Pedra)

O valor do muro varia de acordo com suas medidas, um muro de 100′ de comprimento e 30′ de altura custa 7.500 po. Cada 10′ adicionais na altura, além desta (máximo de 60′) custa 5.000 po, assim como um muro de 50′ de comprimento e 20′ de altura custa 2.500 po. (nesses exemplos os muros tem espessura de 10′)

Torres

O custo dad torres é determinado pela altura da torre e o diâmetro de sua base.

  • Altura máxima: duas vezes o diâmetro da base.
  • Até o diâmetro da base: cada 10′ de altura custa 200 po x o diâmetro da base.
  • Além do diâmetro da base: 10′ de altura custa 400 po x o diâmetro da base.

Exemplo de Cálculo: Custo de Uma Torre

Uma torre com 60′ de altura e 40′ de diâmetro de base deve ser construída.

Primeiro devemos dividir todos os valores em segmentos de 10′. Assim, a torre terá 6 segmentos de altura por 4 segmentos de base. Os primeiros 40′ de altura da torre custam 32.000 po (4 segmentos da base x os 4 primeiros segmentos de altura x 2.000 po). Além do valor da base (40′), o custo será de 32.000 po (4 segmentos da base x 2 segmentos de altura x 4.000 po), totalizando 64.000 po.

Características Internas

Alguns detalhes podem ser acrescidos as construções, a lista a seguir pode ser expandida pelo mestre.

Abordagem Simples

O custo de uma fortaleza pode ser elevada em 25% , incluindo assim os detalhes do interior, como: portas reforçadas, escadas de pedra, piso de pedra, cobertura de telhas, janelas ou seteiras, barras e persianas nas janelas, e mobiliário comum.

Abordagem Detalhada

Apesar de mais trabalhosa essa maneira permite que características bem específicas sejam incorporadas.

Estruturas internas
Dimensões
Custo (po)
Seteiras
10
Porta (ferro)
3′ largura X 7′ de altura
50
Porta (madeira reforçada)
3′ largura X 7′ de altura
20
Porta (pedra)
3′ largura X 7′ de altura
50
Porta (madeira)
3′ largura X 7′ de altura
10
Piso (lage ou ladrilho)
Seção de 10′ X 10′
100
Piso (madeira)
Seção de 10′ X 10′
40
Cobertura (telhas)
Seção de 10′ X 10′
100
Cobertura (madeira)
Seção de 10′ X 10′
40
Porta secreta ou alçapão
Normal
5 x normal
Parede móvel
Seção de 10′ X 10′
1.000
Escada (pedra)
Seção 3′ de largura, 10′ comprimento
60
Escada (madeira)
Seção 3′ de largura, 10′ comprimento
20
Alçapão (ferro)
4′ x 3′
120
Alçapão (madeira reforçada)
4′ x 3′
40
Alçapão (pedra)
4′ x 3′
120
Alçapão (madeira)
4′ x 3′
20
Janela
10
Barras para janelas
10
Persianas para janelas
5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *