Unidades de Medida

A padronização das unidades de medida é importante para o desenvolvimento das sociedades principalmente por facilitar a comunicação e em muito as relações comerciais.

Uma das maneiras mais lógicas para mensurar as coisas é por comparação com partes do corpo.

Jogo: as medidas podem ser reforçadas por exemplos visuais, como um pint equivale a uma caneca grande, enquanto um pé é um pé.

Obs: O objetivo deste capítulo não é trazer conceitos históricos ou fidedignos da realidade, é apenas trazer um parâmetro de como num mundo ficcional de fantasia medieval as unidades de medida foram criadas e como elas podem se comparar com as medidas utilizadas no nosso cotidiano.

Unidades de comprimento

Polegada: utilizada para medidas diminutas, é a medida correspondente ao polegar de um humano médio, de um rei ou barão, é a 1/12 parte de um pé e é representada neste livro como “.

Pé: utilizado para medidas pequenas, é a medida correspondente ao tamanho de um pé de um humano médio, ou de um governante, corresponde a 12 polegadas e é representado neste livro como ‘.

Jarda: é a distância entre o nariz de um humano e seu polegar para cima com um braço esticado, pequenos trechos de deslocamento são medidos em jardas (movimento nos ermos). equivale a 3 pés.

Milha: a distância percorrida após mil passos, é a unidade ideal para marcar deslocamentos como o entre cidades, equivale a 1760 jardas.

Obs: as unidades de comprimento podem ser utilizadas para calcular áreas e volumes como medidas-quadradas ou cúbicas.

Equivalência
Unidade
Sistema ImperialSistema Métrico
1 Polegada
1/12 pés
2,5 cm
1 Pé
12 polegadas
30cm
1 Jarda
3 pés
90cm
1 Milha
1760 jardas
1,6km

Unidades de volume (liquídos)

Onça fluida (fl oz): líquidos raros como uma bebida destilada, um veneno proibido, uma tintura de terras distantes, ou perfumes exóticos são medidos assim.

Pint ou quartilho (pt): caneca com volume suficiente para carregar 1 libra de cerveja, equivale a 16 fl oz.

Galão (gal): balde com capacidade para transportar o volume 8 libras de cerveja, equivalente a 8pt.

Barril: forma de carregar volumes de cerveja para um pelotão inteiro, equivale a 40 galões.

Equivalência
Unidade
Sistema ImperialSistema Métrico
1 Onça fluída
1/16 pint
30mL
1 Pint ou Quartilho
16 oz fl
470mL
1 Galão
8 pints
3,7L
1 Barril
40 galões
150L

Unidades de peso

Talvez as unidades de peso foram as mais importantes para o desenvolvimento do comércio pois permitiram que metais preciosos fossem trocados por serviços e produtos baseado em seu peso, e a autenticidade desses metais podem ser comprovadas comparando-se o tamanho e o peso dos metais e assim as moedas foram criadas para padronizar essa comparação.

Moeda: unidade fundamental para as medidas de peso, corresponde a 1/10 de libra, a moeda é representada por ms.

Libra: unidade de medida que corresponde a 10 moedas.

Arroba: utilizada para mensurar peso de animais grandes, equivale a cerca de 25 libras.

Equivalência
Unidade
Sistema ImperialSistema Kilo
1 Moeda
1/10 libra
45g
1 Libra
10 moedas
450g
1 Arroba
25 libras
12Kg

Unidades de temperatura

Podem ser utilizadas as unidades com as quais o grupo tem mais prática, as unidades de temperatura pouco interferem no jogo como apresentado aqui, podendo ser simplificado numa variação de muito frio a muito quente para fins de jogo.

Unidades de tempo

Além de usar as medidas convencionais como horas, dias, meses ou anos unidades especiais contemplando um apanhado deles é aqui convencionada.

Rodada: períodos de 10 segundos aonde ações são realizada pelas partes que participam de um encontro.

Turno: período de 10 minutos, utilizado durante a exploração aonde ações mais complexas como tocar o pavimento em busca de irregularidades que denotem um alçapão ou o ato de tatear uma parede em busca de tijolos soltos acontecem.