B: d8A: %Espada
11–2Espada –1, Amaldiçoada
3–4Espada –2, Amaldiçoada
25–44Espada +1
345–50Espada +1, +2 contra Licantropos
451–56Espada +1, +2 contra Usuários de Magia
557–61Espada +1, +3 contra Dragões
62–66Espada +1, +3 contra Criaturas Encantadas
67–71Espada +1, +3 contra Criaturas Regenerantes
672–76Espada +1, +3 contra Mortos-vivos
77Espada +1, Sugadora
78–81Espada +1, Flamejante
782–89Espada +1, Luz
90–92Espada +1, Localizadora
93Espada +1, dos Desejos
894–96Espada +2
97–98Espada +2, Encantadora
99–00Espada +3

Espadas Amaldiçoadas

  • Penalidade: Conferem penalidades às jogadas de ataque e dano de valores de sinal oposto com sua apresentação mágica.
  • Maldição: Uma maldição cai sobre o aventureiro que experimentar essa espada em combate, que a partir de agora protegerá a arma e a usará sempre que possível, essa maldição só pode ser removida por meio de magia.

Espadas Encantadas

  • Bônus: Conferem bônus às jogadas de ataque e dano.
  • Caçadora: Algumas armas são chamadas de “caçadoras” pois conferem bônus para um tipo específico de criaturas.

Espadas Sapientes

Algumas espadas são inteligentes e têm personalidade, além de outros poderes especiais.

  • Frequência: 2:6 espadas mágicas são sapientes.

Espadas Sapientes com um Propósito Especial

Espadas Sapientes são por vezes imbuídas de um propósito especial, em geral têm um grande poder.

  • Frequência: 1:20 espada mágicas têm um propósito especial.

Espada +1, Sugadora

Absorve a vida daqueles feridos por ela.

  • Efeito: Após causar dano essa espada pode drenar a energia vital da vítima mediante a um comando.
  • Drenar Nível: Permanentemente um nível de experiência (ou DV) é perdido, assim como todos os outros benefícios decorrentes daquele nível, o XP atual do aventureiro é a metade do necessário para atingir o nível perdido. Criaturas de 1 DV ou de 1º nível morrem se sofrerem essa maldição.
  • Cargas: Até 1d4+4 níveis podem ser drenados após, se transforma em uma espada mágica +1.

Espada +1, Flamejante

Sob comando essa espada inflama:

  • Ilumina: Num raio de 30′ [9 m].
  • Incendeia: Como uma tocha pode ser utilizada para colocar fogo.
  • Queima: Causa dano de fogo, o que afeta algumas criaturas.
  • Especial:
    • +2 contra Trolls (ou criaturas que não se regeneram mediante a fogo).
    • +2 contra Pegasus, Hipogrifos, e Rocas (ou criaturas parecidas com pássaros).
    • +3 contra Entes (ou outras criaturas-plantas).
    • +3 contra Mortos-Vivos.
  • Duração: Arde em chamas até que um comando acabe com o efeito.

Espada +1, Luz

Um comando ilumina a espada e o ambiente num raio de 30′ [9 m].

Espada +2, Encantadora

O portador torna-se capaz de encantar pessoas.

Espada +1, Localizadora

Permite detectar objetos dentro de 120′ [36 m].

  • Efeito: Funciona como Localizar Objeto.
  • Frequência: Uma vez por dia.

Espada +1, dos Desejos

Concede desejos ao portador.

  • Efeito: Funciona como Desejos.
  • Cargas: 1d4 desejos.
  • Desejando: O desejo deve ser feito em voz alta pelo portador da espada.