Pré-requisito: INT 9

Atributos Primários: INT e FOR

Dado de vida: d6

Nível máximo: 10

Armadura: Todas (armaduras de metal só permitem a conjuração se de tipo élfico).

Armas: Todas.

Idiomas: Comum, Élfico, alinhamento, Gnoll, Hobgoblin, Orc,

Experiência: 13 FOR e 13 INT garante um bônus de 5% na experiência; já 16 em um dos atributos e 13 no no outro garante um bônus de 10% na experiência.

Elfos são mestres da espada e magia, afficionados por itens mágicos finamente construídos. Esses humanóides de origem mística, esguios e de orelhas pontudas são muito diversos em sua aparência. Pesam cerca de 120 libras [55 kg] e medem em torno de 5,5′ [1,70 m].

Audição Apurada

Em ambientes abertos possuem audição um pouco melhor que a de um humano.

Imunidade à paralisia de carniçal

Por sua natureza sobrenatural os elfos são imunes à paralisia causada por carniçais.

Magia Arcana

Seres místicos de natureza mágica, são essencialmente conjuradores arcanos.

Armadura: Elfos podem conjurar magias com armaduras de couro ou de metal élfico. Armaduras de metal élfico são extremamente raras e dificilmente se encontram a venda. Estas armaduras precisam ser conquistadas pelo personagem no decorrer de suas aventuras. Um Elfo equipado com uma armadura de metal comum não pode conjurar magias.

Conjuração Mágica: Elfos, ao contrário de Magos, conjuram magias de forma espontânea, não necessitando de um grimório. Elfos continuam precisando de descanso e meditação para poder usar diariamente as magias que conhecem. A tabela abaixo mostra quantas magias o Elfo têm preparadas e que pode soltar diariamente. O Elfo começa com uma magia, que deve ser escolhida pelo jogador ou sorteada pelo Mestre da Lista do Mago.

Ganhando Novas Magias: Ao subir de nível o Elfo ganha acesso a um número novo de magias. A quantidade de magias que possui acesso é sempre idêntica (inclusive na relação Magia/Círculo Mágico) às magias que pode usar diariamente.

Ler Magias: Ao contrário do Mago, o Elfo pode usar Ler Magia de forma espontânea.

Itens Mágicos: Podem usar itens mágicos como Pergaminhos de Magia que estejam listado nas magias de Mago (ainda que não possam “aprender” magias a partir deles), além de itens que só podem ser utilizados por conjuradores arcanos. Quando um Elfo atinge o Nível 9 ele também é capaz de criar itens mágicos.

Olhos Aguçados

Elfos possuem olhos aguçados, que permitem com que eles, quando procurando ativamente, tenham maiores chances de encontrar portas ou passagens secretas.

Visão Noturna

Elfos possuem Visão Noturna com alcance de 60′.

Após o 9° Nível

Um elfo pode construir uma fortaleza nas profundezas da floresta, misturando-o com o ambiente natural de um local de grande beleza, por exemplo: nas copas das árvores, junto a um vale tranquilo, ou escondido atrás de uma queda d’água. Independente do material do qual ela seja construída, o custo da construção é similar ao trabalho em pedra, devido a excelente qualidade dos materiais e das habilidades empregadas. 

Animais da floresta dentro de um raio de 5 milhas [7,5 km] da fortaleza finalizada se tornarão amigáveis com os elfos. Eles podem alertar sobre intrusos, levar mensagens e notícias, e assim por diante. Em troca desta amizade, os elfos devem proteger os animais de perigos. Um elfo regente só pode empregar mercenários elfos. Especialistas e seguidores de qualquer raça podem ser contratados.

Progressão do Elfo

Salvaguardas
Magias
Nível
XP
DV
TAC0
M
V
P
S
F
1
0
1d6
19 [0]
12
13
13
15
15
1
2
4,000
2d6
19 [0]
12
13
13
15
15
2
3
8,000
3d6
19 [0]
12
13
13
15
15
2
1
4
16,000
4d6
17 [+2]
10
11
11
13
12
2
2
5
32,000
5d6
17 [+2]
10
11
11
13
12
2
2
1
6
64,000
6d6
17 [+2]
10
11
11
13
12
2
2
2
7
120,000
7d6
14 [+5]
8
9
9
10
10
3
2
2
1
8
250,000
8d6
14 [+5]
8
9
9
10
10
3
3
2
2
9
400,000
9d6
14 [+5]
8
9
9
10
10
3
3
3
2
1
10
600,000
9d6+2*
12 [+7]
6
7
8
8
8
3
3
3
3
2
*modificadores de CON não se aplicam
M: Morte / Veneno; V: Varinha; P: Paralisia / Petrificação; S: Ataque de Sopro; F: Feitiços / Bastões / Cajados.