Dano

Classificam-se como dano, tudo que subtrai um valor de Pontos de Vida de um personagem jogador ou monstro, como ataques recebidos, armadilhas não evitadas, quedas, magias, etc. Caso um personagem ou monstro tenha seus Pontos de Vida reduzidos para 0 ele está morto. É possível causar dano não fatal, caso seja a intenção dos personagens de manter um inimigo vivo, nesse caso 0 Pontos de Vida significa apenas que o personagem está desmaiado.

Destruição de itens comuns e mágicos

Um personagem que seja morto por um ataque com grande potencial de destruição, como pela magia Bola de Fogo ou um sopro de dragão, tem os seus itens comuns destruídos, porém no caso de itens mágicos deve-se rolar Salvaguarda para cada item, utilizando os valores do próprio personagem. Quando um equipamento mágico que possui algum tipo de bônus, soma-se esse valor à rolagem.

Cura

Para recuperar seus Pontos de Vida perdidos um personagem pode recorrer à cura natural ou mágica. No caso da cura natural, um personagem recebe 1d3 Pontos de Vida por dia descansado ininterruptamente. A cura mágica, através de magias ou poções, ocorre instantaneamente e não anula a cura natural.

Salvaguarda

Algumas situações em jogo ativam uma jogada de Salvaguarda para personagens ou monstros. Essas situações são descritas na habilidades de monstros e magias, tendo também detalhado o que acontece em caso de sucesso ou falha. As categorias de Salvaguarda são ás seguintes:

  • Morte ou Veneno (M): Quando alvo de um Raio da Morte ou em contato com veneno;
  • Varinhas (V): Quando alvo de um efeito causado por varinhas mágicas;
  • Paralisia ou Petrificação (P): Quando alvo de uma habilidade ou magia que te paralisa ou te transforma em pedra;
  • Arma de Sopro (S) Quando alvo de uma baforada de criaturas como dragões;
  • Feitiços, Bastões ou Cajados (F): Quando alvo de certas magias ou efeitos mágicos causados por bastões/cajados mágicos.

Rolando Salvaguarda

Para saber o resultado de uma Salvaguarda compara-se o valor da tabela do personagem (de acordo com classe e nível) ou do monstro ao resultado em uma rolagem de d20. Caso o resultado seja igual ou maior que o valor da tabela há um sucesso, mas se o valor for menor há então uma falha.

Salvaguardas Bem-Sucedidas

Uma rolagem de sucesso contra um efeito que cause dano reduz o dano causado pela metade, mas quando o efeito não causa dano, então um resultado positivo significa evitar completamente as possíveis consequências.

Salvaguardas Contra Veneno

Geralmente falhar em uma Salvaguarda Contra Veneno é fatal, a não ser que a descrição do veneno descreva o contrário. Quando o veneno causa dano, uma rolagem bem sucedida não diminui o dano recebido.