Pré-requisito: CON 9, DES 9

Requisito Primário: DES e FOR

Dado de Vida: d6

Nível Máximo: 8

Armadura: Qualquer armadura e escudo do seu tamanho.

Armas: Qualquer arma apropriada para o seu tamanho (não podendo usar arcos longos ou espadas de duas mãos).

Idiomas: Comum, Pequenino, Alinhamento.

Experiência: 13 de DES ou FOR garante um bônus de 5% na experiência enquanto valores de DES 13 e FOR 13 recebe um bônus de 10% na experiência.

Humanoides pequenos e amigáveis. Podem ser corajosos quando necessário, mas são mais inclinados aos confortos de suas casas, o que os leva a se aposentar mais cedo que outros aventureiros. Pesam entre 60 libras [28 kg], medem cerca de 3′ [90 cm] de altura e costumam andar descalços, mostrando seus pés peludos.

Audição Apurada

Em ambientes abertos possuem audição um pouco melhor que a de um humano.

Desenvoltura

Devido à sua coordenação física, Pequeninos recebem um bônus de +1 para acertar com armas de ataque à distância.

Pequeno, Leve e Solto

Devido ao seu tamanho diminuto, Pequeninos recebem um bônus de +2 CA quando atacados por criaturas grandes (maiores que humanoides).

Pés-Leves

Pequeninos são mestres em desaparecer do campo de visão dos outros:

  • O Pequenino consegue se esconder com grande facilidade em florestas e matagais de criaturas que não o estejam observando.
  • Dentro de masmorras pequeninos têm 2:6 chances de se esconder nas sombras, desde que não se movam.

Após o 8º Nível

O Pequenino pode construir uma Fortaleza. Ela costuma se localizar em um vale belo e sereno, mesmo que isso signifique percorrer longas distâncias para encontrar o local ideal. O personagem, então, torna-se o prefeitura do povo (seu líder) e deve governar com sabedoria.

Progressão do Pequenino

Salvaguardas
Nível
XP
DV
TAC0
M
V
P
S
F
1
0
1d6
19 [0]
8
9
10
13
12
2
2,000
2d6
19 [0]
8
9
10
13
12
3
4,000
3d6
19 [0]
8
9
10
13
12
4
8,000
4d6
17 [+2]
6
7
8
10
10
5
16,000
5d6
17 [+2]
6
7
8
10
10
6
32,000
6d6
17 [+2]
6
7
8
10
10
7
64,000
7d6
14 [+5]
4
5
6
7
8
8
120,000
8d6
14 [+5]
4
5
6
7
8
*modificadores de CON não se aplicam
M: Morte / Veneno; V: Varinha; P: Paralisia / Petrificação; S: Ataque de Sopro; F: Feitiços / Bastões / Cajados.