Tesouros

Aventura, fama, conquistas, ouro e glória são o que levam os aventureiros a arriscarem seus pescoços.

O ouro é fundamental não somente por permitir a aquisição de novos equipamentos, contratar mercenários, construir fortalezas mas também por conferir 1 ponto de experiência (XP) para cada peça resgatada pelos aventureiros para um lugar seguro, transformando o ouro no principal motor para o avanço dos personagens.

Personagens mais experientes necessitam de mais XP para avançar de nível, dessa forma labirintos mais perigosos são rotineiramente mais procurados uma vez que a recompensa é maior, porém para transpor esses obstáculos aventureiros mais experientes utilizam-se de itens mágicos que também são encontrados em tesouros.

Tesouros podem ser encontrados de diversas maneiras, principalmente dentro dos Covis aonde podem estar protegidos das mais variadas maneiras como guardas, armadilhas e salas secretas. Os monstros apresentam até dois tipos diferentes de tesouros em suas descrições, o que carregam com eles e o que pode estar guardado em seus Covis entre (parentêses).

Lembrando que essas tabelas de tesouros são apenas guias e podem ser ajustados pelo julgamento do.

Tesouros assumem formas variadas e por muitas vezes se mostram como jóias, gemas, peças metálicas, tapeçarias, esculturas e itens mágicos.

Distribuindo Tesouros

Os tesouros apresentados nas descrições dos monstros indicam uma tabela de tesouro com diferentes itens, que devem ser determinados da seguinte forma:

  1. Caso exista uma porcentagem, role 1d100 para ver se esse item está presente no montante de tesouro.
  2. Caso exista um valor aleatório (por exemplo, 1d4 × 300pp, 1d6 gemas), role para determinar a quantidade presente no tesouro.
  3. Item especiais como gemas, jóias e itens mágicos terão tabelas próprias que determinarão seus valores e propriedades.

Desafio X Recompensa

Encorajamos aos mestres que desafiem seus jogadores, mas ressaltamos que esses desafios devem ser recompensados a altura, caso um grande desafio seja ultrapassado um grande tesouro pode ser conquistado

Itens de Valor

Tesouros Comuns: As tabelas de tesouros descrevem tesouros constituídos de moedas, gemas, jóias, e itens mágicos.

Tesouros Incomuns: Itens diversos cujo valor nem sempre é óbvio:

  • Obras de Arte: Pinturas, estátuas, vasos, ânforas fúnebres.
  • Livros: Tomos raros e pergaminhos contendo poemas, músicas, receitas, magias.
  • Alimentos: Especiarias, vinhos valiosos.
  • Mobiliário: Tapetes, tapeçarias.
  • Utensílios: Talheres de prata, utensílios de cozinha ou de laboratório incomuns.
  • Objetos Especiais: Peles, marfim, minérios, tecidos, seda.

Valor e Peso

O valor dos itens incomuns deve ser determinado pelo mestre e seu peso deve ser anotado na ficha do jogador.