Pré-requisito: INT 9

Requisito Primário: INT

Dado de Vida: 1d4

Nível Máximo: 14

Armadura: Nenhuma.

Armas: Cajados, adagas e bestas.

Idiomas: Comum, Alinhamento.

Experiência: 13-15 INT garante um bônus de 5% de experiência; já 16-18 INT garante um bônus de 10% na experiência.

Magos são pessoas que se aprofundaram nos estudos das artes arcanas: conhecimentos complexos e restritos que o possibilitam moldar as regras universo à seu favor. Tais poderes são conhecidos como magias arcanas.

Magia Arcana

Conjuração Mágica: As fórmulas necessárias para o lançamento de magias são guardadas pelo conjurador arcano em seu grimório. Todas as magias que o mago sabe lançar devem estar descritas em seu grande e pesado grimório (peso de 200 moedas). A tabela abaixo mostra quantas magias o Mago pode soltar e memorizar. A primeira magia que os conjuradores arcanos aprendem usualmente é Ler Magia e a segunda deve ser escolhida pelo jogador ou sorteada pelo Mestre da Lista do Mago.

Aprendendo Novas Magias: Magos não ganham acesso a novas magias ao subirem de nível. Precisam encontrar meios de adicionar novas magias a seus grimórios; seja encontrando pergaminhos, grimórios, por meio de mentoria ou por pesquisa mágica.

Itens Mágicos: Podem usar itens mágicos como Pergaminhos de Magia que estejam listado nas magias de Mago, além de itens que só podem ser utilizados por conjuradores arcanos. Quando um Mago atinge o Nível 9 ele também é capaz de criar itens mágicos.

Após o 11º nível

Atingindo o 11º nível, magos podem construir fortalezas ou torres, angariando 1d6 aprendizes entre os níveis 1-3 para estudarem sob a sua tutelagem.

Progressão do Mago

Salvaguardas
Magias
Nível
XP
DV
TAC0
M
V
P
S
F
1
0
1d4
19 [0]
13
14
13
16
15
1
2
2.500
2d4
19 [0]
13
14
13
16
15
2
3
5.000
3d4
19 [0]
13
14
13
16
15
2
1
4
10.000
4d4
19 [0]
13
14
13
16
15
2
2
5
20.000
5d4
19 [0]
13
14
13
16
15
2
2
1
6
40.000
6d4
17 [+2]
11
12
11
14
12
2
2
2
7
80.000
7d4
17 [+2]
11
12
11
14
12
3
2
2
1
8
150.000
8d4
17 [+2]
11
12
11
14
12
3
3
2
2
9
300.000
9d4
17 [+2]
11
12
11
14
12
3
3
3
2
1
10
450.000
9d4+1*
17 [+2]
11
12
11
14
12
3
3
3
3
2
11
600.000
9d4+2*
14 [+5]
8
9
8
11
8
4
3
3
3
2
1
12
750.000
9d4+3*
14 [+5]
8
9
8
11
8
4
4
3
3
3
2
13
900.000
9d4+4*
14 [+5]
8
9
8
11
8
4
4
4
3
3
3
14
1.050.000
9d4+5*
14 [+5]
8
9
8
11
8
4
4
4
4
3
3
*modificadores de CON não se aplicam
M: Morte / Veneno; V: Varinha; P: Paralisia / Petrificação; S: Ataque de Sopro; F: Feitiços / Bastões / Cajados.