Seres vivos, sejam homens, monstros ou bestas, quase sempre seguirão o instinto de preservação da vida. Em combates as criaturas controladas pelo Mestre, assim como os mercenários que servem aos personagens dos jogadores devem realizar testes de Moral para que seja decidido de forma imparcial, se fugirão por suas vidas ou continuarão lutando na esperança de vencer. Capangas, por serem melhor treinados e acostumados com situações de perigo, não testam Moral, mas em situações mais extremas podem testar sua Lealdade para com os seus contratantes.

Moral é geralmente checada em duas situações:

  • Quando o primeiro aliado morre;
  • Quando metade do lado aliado morre ou é incapacitado.

Rolagens de Moral

O mestre rola 2d6 e compara o resultado ao valor de moral das criaturas:

  • Resultado MAIOR que o valor de moral das criaturas elas se rendem ou fogem;
  • Resultado IGUAL ou MENOS que o valor de moral das criaturas elas continuam lutando até a morte.

Criaturas que obtenham dois sucessos em rolagens de moral não precisam ser testadas mais e lutarão até o fim. Em alguns casos o valor de moral fixo das criaturas pode ser 2, o que significa que ela só lutaria se encurralada, ou pode ser também 12, ou seja, essas criaturas não testam moral e sempre lutam. Casos como grandes diferenças numéricas ou de poder podem conceder modificadores ao teste entre -2 e +2.

Moral de Mercenários

O valor de Moral de mercenários contratados depende varia entre o tipo de tropa, mas o Mestre pode conceder modificadores positivos caso eles tenham vidas confortáveis, sejam bem recompensados ou negativos caso estejam morrendo muitos deles, tenham péssimas condições de trabalho, não sejam pagos em dia, etc.

Tipo de Tropa
Moral
Milícias e recrutas
6
Bárbaros
7
Guerreiros experientes/treinados
8
Montados
+1
Tropas de Elite
+1
Fanáticos ou Devotos
+2