Armas e Armaduras

Armas

ARMA
PREÇO (po)
DANO
PESO (ms)
QUALIDADES
Adaga
3
1d4
10
corpo-a-corpo , longa distância
Adaga de Prata
30
1d4
10
corpo-a-corpo, longa distância
Água Benta
25
1d8
-
esparrame, longa distância
Alabarda
7
1d10
120
corpo-a-corpo, duas-mãos, escora, alcance
Ânfora de Óleo (em chamas)
2
1d8
-
esparrame, longa distância
Arco Curto
25
1d6
30
duas-mãos, longa distância
Arco Longo
40
1d8
30
duas-mãos, longa distância
Azagaia (Javelin)
1
1d6
20
longa distância
Besta Leve
16
1d6
50
longa distância, recarga
Besta Pesada
25
1d8+1
80
longa distância, recarga
Cajado†
2
1d4
40
corpo-a-corpo, duas-mãos, esmagamento
Cimitarra
15
1d8
60
corpo-a-corpo
Clava†
3
1d6
50
corpo-a-corpo, esmagamento
Dardo
1
1d3
longa distância
Espada Bastarda²
25
1d8/2d4
70
corpo-a-corpo
Espada Curta
7
1d6
30
corpo-a-corpo
Espada de Duas Mãos
30
1d10
150
corpo-a-corpo, duas-mãos
Espada Larga
10
1d6+1
60
corpo-a-corpo
Espada Longa
15
1d8
60
corpo-a-corpo
Funda†
2
1d4
20
longa distância, esmagamento
Lança
3
1d6
30
corpo-a-corpo, escora, longa distância, alcance
Lança de cavalaria
7
1d6
120
corpo-a-corpo, investida, alcance
Maça†
5
1d6
30
corpo-a-corpo, esmagamento
Maça com Espinhos
5
2d4
60
corpo-a-corpo, duas-mãos
Maça Pesada†
7
1d8
50
corpo-a-corpo, duas-mãos, esmagamento
Machado de Guerra*
6
1d8
50
corpo-a-corpo, duas-mãos
Machado de Mão
3
1d6
30
corpo-a-corpo
Mangual
3
1d6
30
corpo-a-corpo
Mangual Pesado
8
1d8
50
corpo-a-corpo, duas-mãos
Martelo de Mão†
5
1d6
20
corpo-a-corpo, esmagamento
Martelo de Guerra†
7
1d8
30
corpo-a-corpo, duas-mãos, esmagamento
Porrete
2
1d4
10
corpo-a-corpo, esmagamento
Tridente
4
1d6
60
corpo-a-corpo, duas-mãos
*Anões podem usar Machados de Guerra
² Pode ser usada com uma ou duas mãos
† Pode ser utilizado por Clérigos

Descrições

Alcance: até 10’. Mas, se realiza um ataque de alcance, não pode repetir na próxima Rodada.
Corpo-a-Corpo: alcance curto (5’).
Duas-Mãos: requer as duas mãos.
Escora: causa dano dobrado contra adversários em investida.
Esmagamento: pode ser usada por Clérigos.
Esparrame: em um sucesso, o recipiente embebe o alvo com o líquido (dano por 2 Rodadas).
Investida: em uma montaria, quando se movendo ao menos 60′ em uma Rodada, causa o dobro de dano em um ataque bem-sucedido.
Longa Distância: armas de arremesso ou de projéteis. As distâncias curta (+1), normal e longa (-1) estão entre parêntesis.
Recarga: requer uma Rodada para recarregar entre tiros.

Armas longa distância

ARMA
DISTÂNCIAS
Curta
Média
Longa
Adaga
10’ [3 m]
20’ [6 m]
30’ [9 m]
Água Benta
10’ [3 m]
20’ [6 m]
30’ [9 m]
Ânfora de Óleo
10’ [3 m]
20’ [6 m]
30’ [9 m]
Arco Curto
50’ [15 m]
100’ [30 m]
150’ [45 m]
Arco Longo
70’ [21 m]
140’ [42 m]
210’ [63 m]
Azagaia
20’ [6 m]
40’ [12 m]
60’ [18 m]
Besta Leve
60’ [18 m]
120’ [36 m]
180’ [54 m]
Besta Pesada
80’ [24 m]
160’ [48 m]
240’ [72 m]
Dardo
15’ [4,5 m]
30’ [9 m]
45’ [13,5 m]
Funda
40’ [12 m]
80’ [18 m]
160’ [48 m]
Lança
20’ [6 m]
40’ [12 m]
60’ [18 m]
Machado de Mão
10’ [3 m]
20’ [6 m]
30’ [9 m]
Martelo de Mão
10’ [3 m]
20’ [6 m]
30’ [9 m]
MODIFICADORES
+1
0
-1

Munição

ARMA
PREÇO (po)
PESO (ms)
Flechas (20) e aljava
5
30
Flecha ponta de prata (1)
5
Pedra de Funda (10)†
-
50
Setas leves (10) e caixa
1
10
Setas pesadas (10) e caixa
3
10

Armaduras

ARMADURA
PREÇO (po)
CA
PESO (ms)
Armadura de Couro
4
8 [11]
150
Armadura de Couro Batido
20
7 [12]
200
Armadura de Escamas
50
6 [13]
400
Armadura de Talas*
200
4 [15]
450
Armadura de Placas*
450
3 [16]
500
Cota de Malha
70
5 [14]
300
Elmo²
10
-
50
Escudo
10
Melhora em 1
100
Sem Armadura
9 [10]
*Armadura Pesada
² Elmo: à discrição do mestre, pode proteger contra pancadas na cabeça, desmoronamento, etc. Porém, atrapalha a visão periférica e prejudica a audição. Só pode ser efetivamente utilizado por um personagem com Armadura de Escamas ou superior.