Seguindo o Passo-a-Passo abaixo, anote numa ficha de personagem as informações sobre seu aventureiro.
Atributos
Role 3d6 para cada um dos atributos na seguinte ordem: Força, Inteligência, Sabedoria, Destreza, Constituição e Carisma.
Fracote (Opcional)
Se você rolar um personagem cujo os modificadores de atributos somados sejam um valor negativo, você pode rolar um novo personagem.
Classe
Analise os atributos rolados e selecione a classe que desejar, tenha em mente que existem restrições mínimas para algumas classes.
As opções são as seguintes: Anão, Clérigo, Elfo, Guerreiro, Ladrão, Mago ou Pequenino.
Ajustando atributos
Atributos primários de uma classe podem ser aumentados em 1 ponto a cada 2 pontos diminuídos de um outro atributo, da seguinte maneira:
- Atributos primários não podem ser reduzidos.
- Apenas Inteligência, Destreza, Força e Sabedoria podem ser diminuídos desta forma.
- Nenhum atributo pode ser diminuído abaixo de 9.
- Nenhum atributo pode ser diminuído de modo que fique mais baixo que um requisito de sua classe.
Modificadores de atributos
Após os ajustes nos atributos complete os modificadores de acordo com a tabela de cada atributo.
TAC0
Todos os personagens de 1º nível, com exceção do guerreiro tem um TAC0 de 19 [0], resultando nos valores de ataque mostrados abaixo:
A progressão do TAC0 está discriminada na descrição de cada classe.
Jogada de Ataque | ||||||||||
CA Acertada |
Arrombar Portas
Anote seu valor em arrombar portas consultando a tabela de Força.
Características da Classe
Anote as habilidades de classe, assim como as salvaguardas, se o seu personagem tem um grimório anote as suas magias.
Pontos de Vida (PVs)
Role o dado de vida especificado na descrição da classe de personagem e some o modificador de CON, todos os personagens começam no mínimo com 1 ponto de vida.
Alinhamento (AL)
Decida se o seu personagem é Leal, Neutro ou Caótico.
Idiomas
O número de línguas conhecidas e a capacidade de escrita são determinadas pela INT e pela página Idiomas.
Equipamento
Com as 3d6 x 10 peças de ouro iniciais o aventureiro pode se equipar.
Observação: Algumas classes apresentam restrições quanto aos equipamentos que podem ser usados.
Classe de Armadura
A Classe de Armadura do seu personagem é determinada por dois fatores:
- Armadura: vestida determina a CA base.
- Destreza.
Um personagem sem armadura tem CA base 9 [10].
Nível
Todo aventureiro começa no 1º nível e com 0 pontos de experiência (XP).
Nome
Escolha um nome ou sorteie utilizando uma das inúmeras tabelas ou geradores disponíveis por aí.