Pré-requisito: SAB 12, CON 12
Atributo Primário: FOR e SAB
Dado de Vida: d8
Nível Máximo: 14
Armadura: Armaduras e escudos, exceto armaduras pesadas,
Armas: Todas.
Idiomas: Comum, Alinhamento.
Experiência: 13 FOR e 13 SAB garante um bônus de 5% na experiência; já 16 em um dos atributos e 13 no no outro garante um bônus de 10% na experiência.
O Guardião é um especialista em exploração e sobrevivência seja em cima ou debaixo da terra.
Ele possui um código próprio de moral e conduta, podendo ser ordeiros ou neutros em relação aos procedimentos que toma para alcançar aquilo que busca que é o equilíbrio entre as forças da natureza e da humanidade. Para o Guardião nada está acima da manutenção deste equilíbrio e para isso o Guardião pode inclusive tomar uma atitude que uma pessoa de seu alinhamento hesitaria em tomar. Um guardião não pode contratar capangas e mercenários até que atinja o 9º nível.
Criaturas Rivais
O Guardião recebe +1 de dano contra goblinóides (goblins, burgursos, etc) e gigantes (gigantes, ogros, trolls, etc) a cada 3 níveis.
Desapego
Fraca é a mente daqueles que baseiam sua existência em ostentação e luxúria. Os Guardiões, focados em seus objetivos e alinhados com o combate a tudo que é desarmônico, consideram a vida do dinheiro um caminho da ilusão e pela ilusão não lhes agrada caminhar. Sóbrios e de certa maneira até mesmo austeros, os Guardiões utilizam dinheiro para suprir suas necessidades dentro da luta por sua causa e, para isso, não medem esforços.
Prontidão
O Guardião só possui 1:6 de ser surpreendido, no entanto, possui 3:6 de surpreender.
Rastreamento
O Guardião sabe diferenciar e rastrear pegadas de todos os goblinoides e gigantes, assim como sabe reconhecer o lar destas criaturas.
Sobrevivência
O Guardião consegue identificar plantas e animais, além disso sabe verificar se água e comida estão próprias para consumo, impróprias ou envenenadas.
Adicionalmente, o Guardião pode tentar realizar forrageamento sem redução no seu deslocamento. Ao tentar caçar um animal, faz isso na metade do tempo.
Progressão do Guardião
Salvaguardas | ||||||||
| | | | M | V | P | S | F |
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | ||||
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | ||||
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | ||||
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | ||||
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | ||||
M: Morte / Veneno; V: Varinha; P: Paralisia / Petrificação; S: Ataque de Sopro; F: Feitiços / Bastões / Cajados. |