Monstros Errantes
As águas as vezes pode ser tão ou até mais habitadas por monstros do que as regiões selvagens terrestres. Encontros com monstros aquáticos começam em 4d6 x 10 jardas de distância, ou 1d4 x 10 jardas caso haja surpresa, lembrando que é praticamente impossível que os personagens em um navio possam surpreender um monstro marítimo, enquanto o contrário é bem provável. As chances de encontro variam com o local:
- Mares, oceanos e rios 2-em-6 chances;
- Pântanos 3-em-6 chances.
Ações
Durante explorações marítimas o tempo é geralmente contabilizado em frações maiores que os turnos de 10 minutos, podendo chegar até a um turno ser o equivalente à um dia. Porém quando exige-se uma exploração mais cautelosa ou há um encontro, o movimento de exploração por turno é multiplicado por 3.
Viajando
Quando navegando, uma embarcação pode percorrer uma distância igual ao seu movimento de exploração dividido por 5, transformando o valor de pés para milhas. Em rios,onde há correnteza constante, essa distância é modificada por 1d6+6 milhas a mais quando a favor da correnteza e a menos quando contra. Em viagens marítimas deve-se contabilizar as condições meteorológicas.
Condições de navegação:
Para definir as condições do vento deve-se rolar 2d6 no início do dia:
- 2: não há vento, impossibilitando a navegação;
- 2-11: condições normais de navegação;
- 12: há vendavais e temporais e a velocidade de navegação é triplicada.
Quando há vendavais e temporais a embarcação
Fuga e Perseguição
Quando em uma perseguição no mar o lado que está fugindo deve realizar uma rolagem e, caso seja bem sucedido, só precisaria rolar novamente no próximo dia se seus inimigos continuarem com a perseguição. As chances são determinadas pela velocidade das embarcações:
Deslocamento do grupo em fuga | |
Mais rápido que a dos perseguidores | |
de 1′ à 30′ por rodada mais lerda que os perseguidores | |
de 31′ à 60′ por rodada mais lerda que os perseguidores | |
de 61′ à 90′ por rodada mais lerda que os perseguidores | |
de 91′ à 120′ por rodada mais lerda que os perseguidores | |
acima de 121′ por rodada mais lerda que os perseguidores |
Quando há falha na rolagem de fuga o encontro é então medido por rodadas, e os perseguidores tem a chance de alcançar o grupo em fuga , diminuindo a distância entre eles a cada rodada de acordo com diferença das velocidades máximas de cada embarcação.