Pré-requisito: CON 9
Atributo Primário: FOR
Dado de Vida: d8
Nível Máximo: 12
Armadura: Todas, incluindo escudos.
Armas: Só não utilizam armas grandes.
Idiomas: Anão, Comum, Alinhamento, Gnomo, Goblin, Kobold.
Experiência: 13-15 FOR garante um bônus de 5% de experiência; já 16-18 FOR garante um bônus de 10% na experiência.
Os anões são seres do subterrâneo com apreço ímpar por ouro e gemas, pelo fino artesanato, por comida farta e por bebidas fortes. São parrudos e barbados, medindo cerca de 2/3 da altura de um homem, porém com peso similar (aproximadamente 4′ [1,2 m] de altura e 165 libras [75 kg] de peso). Sua pele, olhos e cabelos se confundem com a terra, são resistentes não só nas suas opiniões, mas também contra as intempéries que podem acometer um aventureiro.
A sociedade dos anões é organizada em clãs que reconhecem um mesmo ancestral comum. Mesmo se os laços de consanguinidade forem desconhecidos, tratam-se, na maioria das vezes, como parentes.
Audição Apurada
Em ambientes fechados, possuem audição um pouco melhor que a de um humano.
Conhecimento Arquitetônico
O conhecimento arquitetônico dos anões garante, quando procurando ativamente, facilidade em perceber armadilhas não mágicas, bem como alterações estruturais (como paredes falsas ou deslizantes, irregularidades no pavimento ou teto e até estruturas e caminhos construídos de maneira dissimulada).
Visão Noturna
Anões possuem Visão Noturna com alcance de 60 pés.
Após o 9° Nível
Uma fortaleza subterrânea pode ser construída atraindo anões de todas as partes. Anões de um mesmo clã são atraídos para viver sob o mesmo teto enquanto os de outros clãs tendem a adotar uma postura amigável e podem colaborar em tempos de guerra ou desastres. O chefe anão só pode empregar mercenários anões embora especialistas e serventes de qualquer raça podem ser contratados.
Progressão do Anão
*modificadores de CON não se aplicam M: Morte / Veneno; V: Varinha; P: Paralisia / Petrificação; S: Ataque de Sopro; F: Feitiços / Bastões / Cajados. |