Diretrizes de Conversão

O Caves & Hexes, emulando um estilo de jogo compatível com o Basic/Expert, apresentas poucas dificuldades para ser convertido para outros jogos que se inserem nessa mesma perspectiva, como o Labyrinth Lord e o Old-School Essentials.

Classe de Armadura

O Caves & Hexes segue a progressão de TAC0 do Basic/Expert, com a inclusão, entre colchetes, de CA ascendente, para aqueles que preferem utilizar essa regra opcional. Porém, outros retroclones seguem outras abordagens. Para facilitar a utilização de módulos feitos para esses jogos, segue abaixo tabela com indicações para uma conversão simples e rápida:

Tipo de Armadura
BX
C&H*
BFRPG
LotFP
Nenhuma
9
9 [10]
11
12
Armadura de Couro OU Escudo
8
8 [11]
12
13
Armadura de Couro + Escudo OU Armadura de Couro Batido
7
7 [12]
13
14
Armadura de Couro Batido + Escudo
6
6 [13]
14
15
Cota de Malha
5
5 [14]
15
16
Armadura de Talas OU Cota de Malha + Escudo
4
4 [15]
16
17
Armadura de Placas OU Armadura de Talas + Escudo
3
3 [16]
17
18
Armadura de Placas + Escudo
2
2 [17]
18
19
1
1 [18]
19
20
0
0 [19]
20
21
-1
-1 [20]
21
22
-2
-2 [21]
22
23
-3
-3 [22]
23
24
* Igual ao S&W e ao OSE.

Clérigo

No Caves & Hexes o Clérigo ganha acesso a magias já no 1º Nível. É improvável que isso gere algum problema de incompatibilidade, então não indicamos nenhum tipo de adaptação para essa questão específica.

Itens (Armaduras)

O Caves & Hexes trabalha com uma lista ampliada de armaduras e, nesse sentido, nem todas as armaduras possuem CA equivalente ao Basic/Expert. No C&H, por exemplo, uma Armadura de Couro concede CA 8 [11], contra CA 7 [12] no Basic/Expert. Diante disso, quando humanoides de armaduras estiverem em uma cena, você pode optar por escalonar sua CA de acordo com a armadura vestida; ou simplesmente usá-los como o módulo em questão sugere.

Limitação de Nível

Nosso jogo segue a ideia de Nível 14 como a limitação da progressão de nível. Caso esteja usando um dos muitos retroclones cuja progressão excede o Nível 14, pode ser um problema caso encontre NPCs de Nível 15 ou maior. Nessas situações você basicamente possui duas opções:

  • Você pode escaloná-los para baixo, tratando-os como se fossem NPCs de Nível 14, o que por si só já é um feito notável.
  • Você pode, ainda, interpretá-los como exceções à regra.

Magias de Círculos Elevados

Caso apareçam no módulo que estiver usando magias arcanas para além do 6º Círculo e/ou magias divinas para além do 5º Círculo, pode interpretá-las como tendo sua origem em tempos imemoriais. O acesso a tais magias não deve ser fácil e o mestre pode optar por estipular certos pré-requisitos a serem preenchidos para sua utilização.

Novas Classes ou Magias

Você pode optar por incluir novas classes ou magias fornecidas pelos diversos retroclones, suplementos e/ou módulos disponíveis. Cabe, obviamente, a reflexão sobre os possíveis impactos no tom de campanha que se está querendo evocar e se as adições cogitadas harmonizam com ele ou não.

Tesouros

Outro importante retroclone de Basic/Expert, o Labyrinth Lord, optou por adotar uma codificação distinta em relação à tabela de tesouros original do Basic/Expert. Caso um jogador de Caves & Hexes deseje utilizar um módulo de LL, basta seguir as indicações oferecidas na tabela abaixo:

Tesouros BX
Tesouros LL
P
I
Q
II
R
III
S
IV
T
V
U
VI
V
VII
O
VIII
N
IX
M
X
L
XI
K
XII
J
XIII
I
XIV
H
XV
G
XVI
F
XVII
E
XVIII
D
XIX
C
XX
B
XXI
A
XXII

Testes de Atributo ou Perícias

Alguns módulos ou aventuras poderão pedir para que o jogador role testes de atributo ou mesmo testes de perícias para superar certos desafios. Nesses casos, se o jogador não houver eliminado totalmente os riscos através da descrição de suas ações indicamos que o mestre arbitre dentro das dinâmicas já apresentadas no sistema. Mas, lembre-se: explicitar os riscos e principalmente premiar boas ideias são diretrizes imutáveis para o Caves & Hexes. A ficção sempre importa.

Exemplo: o jogador é preso pelos tentáculos de um Kraken e, nessa circunstância o módulo solicita um teste de FOR para o personagem se livrar desse perigo. Uma saída aqui seria utilizar da Salvaguarda Contra Paralisia, concedendo o modificador de FOR como bônus. Agora, se o jogador, nessa situação, tivesse dito que viraria óleo de suas ânforas sobre o seu corpo para ficar escorregadio e não ser mais preso pelos tentáculos, não haveria necessidade de rolagem.

Referências Legais

Basic Fantasy RPG é uma marca registrada por Chris Gonnerman.
Labyrinth Lord é uma marca registrada por Daniel Proctor.
Lamentations of the Flame Princess and LotFP são marcas registradas por James Edward Raggi IV.
Old-School Essentials é uma marca registrada pela Necrotic Gnome.
Swords & Wizardry é uma marca registrada por Matthew J. Finch.