Itens Mágicos
Itens mágicos são classificados de acordo com seu tipo e cada uma dessas categorias terá uma seção específica para descrever melhor suas propriedades.
- Armaduras e escudos.
- Itens Diversos.
- Poções.
- Anéis.
- Bastões / cajados / varinhas.
- Pergaminhos e mapas.
- Espadas.
- Armas.
Novas Categorias Itens Mágicos
Novas categorias podem ser acrescentadas ou podem ser usadas para substituir alguma das existentes de acordo com a vontade do mestre e a textura do cenário.
Determinando Itens Mágicos
Os tesouros podem ou não especificar quais itens mágicos estão contidos neles.
- Especificado: Role na tabela referente ao item específico, por exemplo caso um tesouro cite um anel mágico esse deve ser determinado pela tabela de Anéise Mágicos.
- Não Especificado: Alguns tesouros apenas citam a presença de um item mágico, nesses casos a natureza do item deve ser determinada primeiro pela tabela a seguir.
Tabela de Itens Mágicos
A chance de itens mágicos varia de acordo com o nível dos personagens que são tratados como Básicos (B) nos níveis iniciais e Avançados (A) após.
B: % | A: % | Tipo |
---|---|---|
1–10 | 1–10 | Armaduras ou Escudos |
11–15 | 11–15 | Itens Mágicos Gerais |
16–40 | 16–35 | Poções |
41–45 | 36–40 | Anéis |
46–50 | 41–45 | Bastões/Cajados/Varinhas |
51–70 | 46–75 | Pergaminhos ou Mapas |
71–90 | 76–95 | Espadas |
91–00 | 96–00 | Armas |
Identificando Itens Mágicos
- Teste: A maneira mais comum de identificar itens mágicos é a partir do uso e observar seus efeitos, beber uma poção, vestir uma armadura, usar uma arma na batalha são alguns exemplos.
- Cobaias: Alguns aventureiros podem querer contratar alguém para testar as propriedades desses itens, lembre-se de que a negociação deve ser coesa quanto ao seu risco, talvez o preço seja o próprio item.
- Magia: Algum poderoso conjurador arcano podem identificar um item em troca de algum serviço ou alguma quantidade de ouro, o processo pode demorar semanas.
Utilizando Itens Mágicos
- Modo de uso: Alguns itens demandam algum modo ou situação específica para serem utilizados.
- Concentração: A concentração exigida para utilizar um item mágico impossibilita a realização de outras ações.
- Magia Persistente: Espadas mágicas, armas, armaduras e alguns itens de proteção manifestam seus poderes a todos os momentos e não exigem concentração para serem utilizados.
- Ações: Um item mágico age uma única vez a cada rodada exceto se especificado o contrário.
Desejos
Alguns itens mágicos concedem desejos. Desejos geralmente são considerados a magia mais poderosa do jogo e tem o potencial de alterar o jogo irreversivelmente.Os desejos devem ser tratados com cuidado pelo mestre.
Diretrizes
- Forma: O mestre deve se atentar ao texto do desejo.
- Mudanças fundamentais: Um desejo não pode alterar algum aspecto fundamental do jogo ou do mundo, por exemplo não é possível alterar habilidades de monstros de um determinado tipo.
- Desejos gananciosos: Caso um desejo seja extremamente poderoso a pontoe “quebrar” o jogo, aconselhamos ao mestre a distorcer de certo modo aos pedidos, como um item extremamente poderoso aparecer na posse de um inimigo.
- Desejos infinitos: Pedir mais desejos é algo que facilmente virá a mente dos aventureiros, porém isso acarretaria numa linha de tempo alternativa aonde o personagem sempre estaria pedindo mais desejos.
Exemplos de Desejos
Desejos razoáveis:
- Desejar uma arma que destruam inimigos mágicos. Uma espada +1 que dure apenas até o fim do combate.
- Desejar que um monstro não tivesse atacado. O desejo pode voltar os personagens no tempo e mudar a reação de um monstro, ou permitir que os aventureiros tomem outro caminho.
- Desejar que um golpe mortal fosse evitado. O personagem afetado pode voltar à vida, ferido, talvez com sequelas mas não morto.