Os atributos expressam os valores de bônus ou penalidade do personagem em cada um dos parâmetros abordados neste capítulo. Além disso é usado como medida de aptidão do personagem em diversos temas de jogo como arrombamento de portas, número de idiomas compreendidos e facilidade de obter sucesso nas jogadas de salvaguardas mágicas.
Força (FOR)
Aptidão para luta corpo a corpo e força física bruta
Combate corpo a corpo: O bônus de força é somado as jogadas de ataque e dano do personagem.
Arrombar portas: O bônus de força é diretamente relacionado a capacidade de arrombar portas do personagem. Para cálculo de arrombar portas considere 2+Bonus de força em número de chances numa jogada de d6, para facilitar a tabela abaixo pode ser consultada.
Modificadores de Força
Inteligência (INT)
Grau de erudição do personagem
Proficiência com Idiomas: A inteligência do personagem determina o número de línguas que ele consegue falar.
Alfabetização: Determina a aptidão do personagem de ler e escrever em seu idioma nativo.
Falha Mágica: A inteligência influencia a chance do conjurador de não ter a magia apagada de sua mente quando é atacado durante o processo de conjuração.
Modificadores de Inteligência
* Falha Mágica é uma regra opcional |
Sabedoria (SAB)
Força de vontade, bom senso, intuição, percepção.
Salvaguarda contra efeitos mágicos: O bônus de sabedoria é aplicado exclusivamente contra ameaças de origem mágica (em geral ataques de sopro são excluídos dessa categoria).
Modificadores de Sabedoria
Destreza (DES)
Agilidade física, rapidez, reflexos, equilíbrio.
CA: Influencia na Classe de Armadura do personagem (um modificador positivo melhora a CA e um negativo piora a CA).
Ataques à distância: Modificador aplica-se em ataques com armas à distância, mas não no seu dano.
Modificadores de Destreza
Constituição (CON)
Biotipo, resistência e tolerância física.
Pontos de Vida(PV): Aplica-se ao rolar os pontos de vida de um personagem. O personagem sempre ganha ao menos 1 ponto de vida independente do seu modificador de Constituição.
Modificadores de Constituição
Carisma (CAR)
Liderança, persuasão, personalidade, atratividade física, capacidade de atrair pessoas ao seu entorno.
Reação: Usada para interação social. Desde contratação de capangas, a encontros com monstros.
Máximo: Determina o número máximo de contratados que alguém pode ter.
Lealdade: Determina a lealdade dos seguidores e contratados.
Modificadores de Carisma
Atributo primário
Personagens com um único atributo primário evoluem de acordo com a tabela abaixo, aqueles com múltiplos atributos serão abordados especificamente na descrição de cada classe.